Histórias em Retratos: Marechal Cândido Rondon sob Olhares Fotográficos

“As cidades se transformam no curso da história”

(Maurice Halbwachs, 2006, p.162)

Reencontrar o passado de um município não significa revivê-lo na sua inteireza, nem decifrá-lo através de uma única visão de mundo, mas descobrir no aparente silêncio de seus fragmentos históricos um pulsante e multifacetado conjunto de sujeitos, lugares, experiências e sentimentos que, juntos, forjam sua história, sua identidade e sua cultura.

E, para realizar esse grande reencontro, nada melhor do que retratá-lo pelas lentes fotográficas do passado. É como retornar àquela Marechal em que estivemos anteriormente, cujas lembranças nos ajudam a reconstruir sentidos que em muitas partes já estavam esquecidos. Afinal de contas, fotografias representam histórias, evocam memórias e afetos, conectam tempos e espaços, aproximam velhas e novas gerações – indissociáveis do presente em movimento e dos horizontes futuros!

A exposição “Histórias em Retratos: Marechal Cândido Rondon sob Olhares Fotográficos” é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura, através do Museu Histórico Padre José Gaertner, e o Núcleo de Pesquisa e Documentação sobre o Oeste do Paraná (CEPEDAL/UNIOESTE). O projeto é financiado pelo Ministério da Cultura, através de recursos oriundos da Lei n.º 14.399, de 08 de julho de 2022 – Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB).

Composta por 80 fotografias, dividida em três eixos temáticos – “Ambiente Natural Transfigurado”, “Intervenções Humanas, Transformações Urbanas” e “Espaços e Sociabilidades” – que retratam, sob diversos olhares, a formação, o desenvolvimento e as relações humanas que constituíram o perfil do atual município, a exposição oferece à população um singelo mosaico da história de Marechal Cândido Rondon e da região, entre as décadas de 1940 e 1980.

Também haverá um painel de LED que estará exibindo dezenas de fotografias históricas de Marechal Cândido Rondon enviadas pelos rondonenses.

Outro atrativo que estará disponível no espaço do Museu Histórico Padre José Gaertner, durante a Expo Rondon 2024, será o curta-metragem “História em Movimento”, produzido pela rondonense Udilma Weirich. O documentário é composto de entrevistas com pessoas que viveram as primeiras décadas do município, ressaltando histórias únicas e fatos curiosos da época. A produção foi desenvolvida com recursos da Lei Paulo Gustavo, de 2023.
O espaço do Museu Histórico Padre José Gaertner, na Expo Rondon 2024, ficará em frente à Casa Cultural, no parque de exposições.

Venha prestigiar as narrativas destes olhares fotográficos, momentos em que os indivíduos deixam de ser eles mesmos para fazer parte do todo. Fragmentos marcantes do fazer-se de um passado que anuncia um futuro vicejante de Marechal Cândido Rondon, plural e acolhedor!

Confira a programação

QUARTA-FEIRA (24)

Das 20h às 22h.

Exibição do curta-metragem “História em Movimento”: – 20h30 – 21h

QUINTA-FEIRA (25)

Das 13h às 22h.

Exibição do curta-metragem “História em Movimento”: 16h – 16h30 – 20h – 20h30

SEXTA-FEIRA (26)

Das 10h às 22h.

Exibição do curta-metragem “História em Movimento”: 10h30 – 11h – 16h – 16h30 – 20h – 20h30

SÁBADO (27)

Das 10h às 22h.

Exibição do curta-metragem “História em Movimento”: 10h30 – 11h – 16h – 16h30 – 20h – 20h30

DOMINGO (28)

Das 10h às 18h.

Exibição do curta-metragem “História em Movimento”: 10h30 – 11h – 16h – 16h30

    Obs: Pequenas alterações de horário podem ocorrer até a data de abertura do evento

    REALIZAÇÃO

    PATROCÍNIO

    PARCERIA